Pionus

Pionus é um gênero de aves Psittaciformes da família Psittacidae. Também são conhecidas pelos nomes de baitaca, humaitá, maitá, maritaca, sôia e suia. As maitacas caracterizam-se pela cauda curta e pela zona em volta dos olhos, que não tem penas. São semelhantes aos papagaios do gênero Amazona, porém menores em tanmanho. As espécies de Pionus não apresentam dimorfismo sexual significativo.

Pionus fuscus - maitaca-roxa


  Registros de maitaca-roxa no WikiAves

A maitaca-roxa mede de 24 a 26 cm. de comprimento. Coloração geral azul-violeta escuro, mancha vermelha ao redor da narina, e lados do pescoço manchados de branco em diferentes proporções. Ventralmente, contrasta o corpo pardo escuro com as asas azul-violeta e o vermelho da rabadilha e da base do rabo.

Habita na floresta sub-andina nublada, floresta úmida e áreas desmatadas entre 1200 e 1800 m. Espécie pouco comum, voa solitária ou em pequenos grupos no dossel da floresta.

Distribuição descontínua: Noroeste da Colômbia, sudeste da Venezuela e Guianas até o nordeste do Brasil.

Pionus maximiliani - maitaca-verde


  Registros de maitaca-verde no WikiAves

A maitaca-verde pesa cerca de 260g e mede 25 cm. Tem a cabeça cinza-azulada, abaixo do pescoço tem uma faixa roxa, bico amarelado, asas verdes e ponta do rabo vermelho. Emite vocalização muito similar a do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva). A subespécie P. m. siy (presente na Bolivia) é mais escura na cabeça, com a parte de trás verde-amarelado e o azul da garganta mais claro.

Vive em uma variedade de hábitats que incluem florestas úmidas, de galeria, savanas e áreas cultivadas, até os 2.000 m. Geralmente gregário, voam em bando de 6 a 8 indivíduos, por vêzes até de 50 aves quando a comida é abundante. Costumam banhar-se em lagos para se refrescar. É um dos mais abundantes psitacídeos em sua área de ocorrência.

Ocorre desde o Nordeste, Centro-oeste e Sudeste do Brasil, Paraguai, Bolívia até o norte de Argentina.

Pionus menstruus - maitaca-de-cabeça-azul


  Registros de maitaca-de-cabeça-azul no WikiAves

A maitaca-de-cabeça-azul tem aproximadamente 27 cm de comprimento e pesa 245 g. É principalmente verde, com a cabeça azul, incluso o pescoço e peito. A face inferior da cauda é vermelha, amarelo nos abrigos da asa e penas vermelhas e rosas ao redor do bico. Os sexos não apresentam dimorfismo aparente, mas os pássaros juvenis têm menor coloração azul na cabeça. A subespécie P. m. rubrigularis é de tamanho menor, cabeça azul pálida, e o vermelho do pescoço é mais extenso e mais evidente.

Devido à faixa vermelha na cauda, recebeu a denominação menstruus(menstruada).

Comum na copa de florestas úmidas, capoeiras e clareiras com árvores isoladas, até 1.500 m. Vive solitária, aos pares ou em bandos grandes de até 100 indivíduos. Normalmente pousa em galhos sem folhas e no alto de palmeiras. Voa fazendo bastante barulho.

Ao leste do Andes, chega ao Peru, parte do Brasil até o norte de Bolívia. No Brasil vive principalmente na bacia do rio Amazonas, incluindo o sudeste do rio Araguaia.

Pionus reichenowi - maitaca-de-barriga-azul


  Registros de maitaca-de-barriga-azul no WikiAves

A maitaca-de-barriga-azul mede 26 cm. Ave predominantemente verde com a cabeça, pescoço, peito e barriga azul-cobalto intenso, que chama a atenção mesmo quando voa; região auricular anegrada; primárias azuis; infracaudais vermelhas; bico negro com base da maxila amarela; anel peri-oftálmico cinza; íris marrom-escuras; pés cinzas.

Vive nas copas das árvores da Mata Atlântica,em matas primárias e secundárias, na encosta e na baixada litorânea.

É endêmico do Brasil. Encontrado nas regiões costeiras do Nordeste e Espírito Santo.

Referências